Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Meditação, pq te quero!




A meditação encontra-se no meio de dois pólos; a concentração e a contemplação. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso. Significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si.

Duração
Vinte a trinta minutos é provavelmente a duração típica de uma sessão de meditação. Praticantes experientes frequentemente observam que o tempo de suas sessões de meditação se prolongam com o tempo.
Objetivos
Os objetivos podem variar, assim como as técnicas de execução. Ela pode servir simplesmente como um meio de relaxamento da rotina diária, como uma técnica para cultivar a disciplina mental, além de ser um meio de se obter insights sobre a real natureza ou a comunicação com Deus. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, auto-disciplina e equanimidade.
Variantes
Existem métodos que vem conquistando grande aceitação no ocidente, como a meditação feita em pé conhecida o zhan zhuang, devido a sua simplicidade e eficiência é muito praticada na China e Europa. É facilmente executada por pessoas com pouca flexibilidade e dificuldades nos joelhos e coluna, melhorando inclusive a postura. Facilmente praticada em qualquer local é um excelente método procurado por muitos praticantes de artes marciais experientes ou mesmo iniciantes. Esta prática é muito efetiva na redução do estresse.

Exemplo de prática da meditação

Primeiramente devemos escolher um local silencioso, arejado e limpo. O quarto de dormir é o ideal.
Depois devemos nos acomodar em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover.
Pode-se se sentar com as pernas cruzadas ao estilo oriental ou deitar-se com a barriga para cima, as pernas esticadas e os pés unidos.
Após isso deve-se fazer o relaxamento de todo o corpo (eu sempre durmo nessa parte.. rs)
Feito isso, iremos utilizar o método descrito abaixo e passar a praticar a meditação propriamente dita.
Ao praticar a meditação entenda que seu único objetivo deve ser silenciar a mente, parar com sua agitação e com a sucessão de pensamentos que normalmente ocorre.
Quando se consegue alcançar o silêncio absoluto da mente, ou seja, a ausência total de pensamentos, é que experimentamos o Vazio Iluminador, o êxtase místico, a liberdade da alma.
Quanto mais se pratica a meditação mais a mente vai se aquietando, e mais perto estaremos de alcançar o Vazio Iluminador. (ainda tenho q praticar muito... sempre acabo pensando em alguma coisa.. rs)

Fontes: http://www.divinaciencia.com/licao.php?cmd=1&id=14&ref=tecnica_meditacao
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medita%C3%A7%C3%A3o


Agora minhas dicas.. rs
Ta... eu nào sou uma praticante de meditação... mas tem dias... que a gente precisa se desligar.. do contrário.. entramos em pane... rs
O que eu faço?? Bom.. coloco uma música beeeem calma... que não me remete a nenhuma lembrança... uma new age... Enya.. Sarah Brightman.. alguns instrumentais... e fico pensando em luagres calmos.. como eu tomando banho numa cachoeira beeem calma... ou passeando por um campo verde... ou observando o sol nascer... sentindo a influencia do local do pensamento no corpo... com isso cortumo me acalmar....
Ontem só consegui dormir desse jeito... inc;rivel como sempre q tento meditar.. eu acabo dormindo.. rs ou dá uma preguiça do cão... kkkkkkkkkkk mas q me acalma... isso acalma.. rs rs

Bom... fico por aqui hoje... e boa meditação pra vcs.. XD
Boa semana ^^
Beijinhos

6 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

SIM DEBBI VAMOS MOSTRAR VÁRIAS CORES TODA SEGUNDA FEIRA SERÁ UMA COR!!!ME DIGA QUAL SUA CÔR PREFERIDA!!!
BJIM

Silvinha disse...

oiee Debbi obrigada pela visitinha lá no meu cantinho.. entao minha cozinha vai ser mais pro classico/moderno... esqueci de falar... obrigada pela dica lá no meu cantinho... aproveitei e ja te linkei...
bjs

Carol Satyro disse...

quem não tem paciencia de meditar põe o dedo aqui, que já vai fechar... hehehehe

sei dos benefícios, mas tenho paciencia pra isso não...

beijos

Nanda disse...

Acho que só depois de muita , mas muita prática vc não pensa em nada. Ainda mais no dia em que vivemos corrido. Nossa cabeça está sempre ensando, pensando ..rsrs
Beijoss

Naná Jacob disse...

oi Debbie, adorei o tema... ás vezes é preciso mesmo meditar e relaxar né....

tenha uma ótima semana
obrigada pela visitinha
beijos

..Mônica.. disse...

Olá Debiie, eu sou a Monica uma das redtoras do blog Diva's, você já deve ter visto que nós temos uma seguidora do mês certo?
Onde teremos a foto dela na barra lateral e ela poderá dar seus pitacos nos nossos posts durante uma semana, e se ela está na luta pra emagrecer tmbme na terça feira qe é qndo postamos nossa saga ela terá o espacinho reservado lá!
bom, esse mês pela quantidade de comentários seus nos post você é a nossa seguidora do mês, por uma semana te mandaremos os nossos posts para que no final dele vce faça um comentário sobre o mesmo.
peço que me passe o seu e-mail, ou me mande um, nica_orlando@yahoo.com.br.

Beijos.
bom fds!